Skip to content

Encontre Nutricionista da Unimed com essas dicas!





Encontrar um nutricionista Unimed pode ser mais simples do que imagina, mas você sabe como encontrar um profissional cadastrado na Unimed nessa área de atuação? Afinal de contas, nem sempre a opção nutricionista aparece no guia de médicos da rede.

Isso acontece muito, porque o nutricionista é um profissional que atua na área da saúde, mas nem sempre é formado em medicina, ou seja, ele tem formação acadêmica em nutrição, mas não pode ser considerado um médico em si.

O que não quer dizer que eles não estão cadastrados na maior rede de planos de saúde do nosso país, pelo contrário, atualmente é possível marcar consultas com nutricionista pela Unimed, basta você saber usar as ferramentas de busca oferecidas pela rede.




E talvez seja esse o motivo de não estar encontrando esse profissional na rede Unimed, mas depois de ter atentamente as dicas que estão neste artigo, você não terá mais esse tipo de problemas. Confira tudo logo abaixo.

Nutricionista Unimed: Como saber se o médico atende no plano?

clinica de nutricionista Unimed
Encontre Nutricionista da Unimed com essas dicas!

Existe uma confusão muito grande que envolve os principais profissionais que cuidam dos problemas relacionados à alimentação de uma pessoa, que seria o nutrólogo, endocrinologista e nutricionista Unimed.




E para saber qual médico pode atuar com nutricionista você precisa entender a diferença entre eles, confira:

Nutrólogo:

Este é o profissional formado em medicina e que se especializou em nutrologia funcional ou médica, ou seja, ele tem conhecimento profundo do impacto que os alimentos podem causar ao organismo humano, seja benéfico ou não.

Este médico pode fazer diagnóstico sobre qualquer doença relevante à nutrição alimentar, como diabetes, obesidade e outras, além de poder receitar qualquer tipo de medicação necessária. Mas ele só pode atuar como nutricionista se for formado no curso de nutrição também.

Endocrinologista:

Nesta categoria estão os médicos formados e com graduação sobre o desequilíbrio metabólico ou hormonal do ser humano, que pode ou não ser causado pela alimentação do paciente.

Este profissional pode diagnosticar e prescrever medicação ou tratamento quando o paciente necessitar de ajuda quanto disfunções hormonais em geral ou doenças decorrente à alimentação.

Mas assim como o nutrólogo, só pode estar na lista de nutricionista Unimed, se, além da formação médica, ele possuir também a graduação no curso de nutrição.




Nutricionista:

Já essa categoria, não pode receitar remédios ou fazer diagnósticos sobre doenças referentes à alimentação, a não ser que seja um médico formado em uma das áreas que citamos acima.

Ele pode criar cardápios com equilíbrio nutricional, e indicar suplementação quando necessário, ou seja, apenas quem é formando em nutrição, pode montar na prática um cardápio realmente saudável.

Resumindo, para saber se um médico pode atender como nutricionista pela Unimed, é preciso saber se ele tem formação no curso profissionalizante de nutrição. O que é mais comum entre os nutrólogos do que entre os endocrinologistas.

3 Fatores para escolher um bom médico!




Escolher um bom médico é algo um tanto quanto complicado, pois cada caso é um caso, e escolher entre os nutricionistas Unimed, é a mesma coisa, mas você seguir algumas dicas de como escolher, e as principais são:

  1. Busque referências com pessoas que já passaram com consultas com esse profissional.
  2. Procure pelo profissional que possa tratar do seu problema em específico.
  3. Faça uma consulta inicial para avaliar a compatibilidade entre médico e paciente.

A Unimed é empresa que preza pela qualidade no que oferece aos clientes, e normalmente tem um rigoroso sistema de cadastramento para a vaga de nutricionista Unimed ou qualquer outro prestador de serviço, como médico e clínicas.

Mas você pode fazer uma busca por profissionais de nutrição na CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) e saber mais informações sobre o nutricionista Unimed que escolheu consultar, basta usar a página: http://cnn.cfn.org.br/application/index/consulta-nacional

Como encontrar uma Nutricionista da Unimed pelo site?

Existem dois caminhos para encontrar a lista de nutricionista Unimed, usando a página oficial da Unimed Brasil, ou a página da Unimed da sua região e abaixo você pode conferir o passo a passo dos dois:

Site Unimed Brasil:

lista de nutricionista Unimed catalao

  • Passo 1: Entre na página oficial da Unimed. (https://www.unimed.coop.br/)
  • Passo 2: Clique na opção “Guia Médico” que fica na parte superior da tela.
  • Passo 3: Na página seguinte, você pode fazer uma busca por nome do médico ou especialidade.
  • Passo 4: Colocar o número da sua carteirinha Unimed ou o CPF é opcional.
  • Passo 4: Em seguida selecione a cidade e estado onde precisa encontrar o nutricionista Unimed.
  • Passo 5: Assim que informar estado e cidade, surgirá a opção da rede Unimed que atende em sua área, faça a marcação e clique em continuar e aparecerão os resultados.

Site Unimed Regional:

nutricionista Unimed esportivo

  • Passo 1: Encontre a unidade da Unimed que atende na sua região pela página (https://www.unimed.coop.br/rodape/unimed-mais-proxima)
  • Passo 2: Clique no link que aparecerá como resultado de busca.
  • Passo 3: Na página inicial da Unimed da sua região, faça o login usando sua senha já cadastrada.
  • Passo 4: Encontre a opção de “Guia Médico”.
  • Passo 5: Preencha o formulário de busca e pronto.

Vale lembrar eu cada site regional tem um formato diferente e as ferramentas podem variar, mas depois preenchido o formulário de busca surgirá a lista de profissionais como, nutrólogo, endocrinologista e nutricionista Unimed.

Você também pode fazer essa busca pelo aplicativo “Unimed Brasil Cliente”, que pode ser baixado da loja de aplicativos do seu celular ou pelos links:

  • iOS: https://apps.apple.com/br/app/unimed-cliente/id1458902471
  • Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.coop.unimed.cliente&hl=pt_BR

Neste caso para encontrar a lista de nutricionista Unimed, você só precisa baixar instalar e fazer o login de cliente, e a opção “Guia Médico” aparece em primeira página.

Qual telefone para guia de médicos da Unimed?

As “Teleconsultas” que muitos andam comentando, não estão disponíveis para todas as localidades, e só e possível saber se na sua região isso está disponível, você tem que procurar a central da sua região.

Você pode usar o sistema de busca usado no passo a passo para encontrar a lista de nutricionista Unimed da sua região que mencionamos acima, para descobrir o telefone da sua central de atendimento.

Como você já sabe a Unimed é uma empresa que atende por regiões e o ideal é usar o telefone de contato referente à sua região, ou seja, olhe em sua carteirinha o número 0800 informado e use, ou, use o buscador por Unimed regional que informações.

Como é o pagamento de um Nutricionista pelo plano?

De acordo com a ANS (Agência Nacional de Seguros) os planos de saúde devem cobrir no mínimo 12 consultas nutricionais, sendo que para as pessoas diagnosticadas com diabetes, o número de consultas com cobertura é de 18.

Mas cada plano pode ter especificações próprias, que devem ser verificadas individualmente. Você precisa de mais informações? Então dê uma olhada nas novidades que estão em nosso blog, “Plano de Saúde” https://planodesaudeja.com.br/, ou nos envie uma mensagem e responderemos o quanto antes.

No vídeo abaixo você vai conhecer o App Unimed Cliente, onde, é possível fazer uma busca por nutricionista Unimed de forma bem simples: